Em Ipanema, tradição e arte na Casa de Cultura Gerson Pinheiro

   Em Ipanema, tradição e arte na Casa de Cultura Gerson Pinheiro 


Legado do professor e artista plástico tem história preservada no Rio de Janeiro






Aos 7 anos, Gérson Pompeu Pinheiro demonstrou seu excepcional talento artístico com uma ideia inusitada: retratou a figura de Dom Pedro II em tamanho natural, confirmando seu extraordinário talento de menino-prodígio. Aos 12 anos, sua obra "Homenagem do Presente ao Passado" foi premiada na Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil.

A obra desse professor e artista plástico paulista nascido em Campinas, no início dos anos 1910, foi reunida pela família e hoje se encontram preservadas na Casa de Cultura Gerson Pinheiro (https://gersonpinheiro.com.br/) sob curadoria do filho Luiz Otávio Damasceno Pinheiro. O espaço cultural ocupa um andar inteiro de um prédio no icônico bairro de Ipanema, que foi adaptado para visitação pela arquiteta Dorys Daher.

Criada há cerca de dois anos, a Casa de Cultura reúne trabalhos e objetos pessoais de Gerson, que teve outros importantes reconhecimentos, como os de pintor, arquiteto e intelectual. Formou-se em Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes e, além de participar dos principais salões de Arte do Rio, viajou a Paris para estudar na Academia Julien, quando entrou em contato com o cenário europeu de arte moderna.

Em paralelo, desenvolveu carreira literária escrevendo artigos, livros e manuais de Arte. Contribuiu para a história da Arquitetura brasileira, e como educador, exerceu o cargo de diretor da Escola Nacional de Belas Artes, formando gerações de artistas. Gerson Pinheiro morreu em 1978. Suas obras integram acervos de diversos museus, galerias e coleções; sua versatilidade artística é de imensa importância para o legado cultural do País, perpetuando seu nome entre os grandes que produziram no século XX.

A Casa de Cultura em Ipanema mantém um minimuseu com 180 obras do acervo do artista, que podem ser apreciadas em visitas agendadas previamente às segundas, quartas e sextas-feiras, via WhatsApp (21 97516-2725), garantindo um atendimento exclusivo e personalizado.






Divulgação
Trajetória de Gerson Pinheiro pode ser vista no minimuseu com 180 peças reunidas pela família

Divulgação
Luiz Otávio Damasceno Pinheiro é o curador da Casa de Cultura, em Ipanema

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

𝐉𝐔𝐒𝐓𝐈Ç𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐅𝐈𝐑𝐌𝐀: 𝐄𝐗-𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐀𝐃𝐎𝐑 𝐁𝐄𝐓𝐎 𝐑𝐈𝐂𝐇𝐀 É 𝐅𝐈𝐂𝐇𝐀 𝐋𝐈𝐌𝐏𝐀

Expressões Contemporâneas

Exposição em Búzios